A ExperTree nasceu de uma vontade de alinhar três pilares. A corrente crescente do turismo em Portugal, nomeadamente na região centro. A escassez de actividades de animação turísticas mais variadas e desporto outdoor no concelho de Penela e arredores. E por último e talvez a mais importante, a paixão do promotor (Pedro Tiago Mendes) pela Natureza, pelas Pessoas e em relacionar de forma saudável e sustentável ambas as partes.
Temos alguns momentos mais marcantes como por exemplo:
- A abertura da empresa com o Marco (CEO) a 13 de Abril de 2017, em Coimbra, porque foi o início oficial de sentir a responsabilidade que aí viria!
- A aprovação, embora tardia, da candidatura ao incentivo SI2E! O tempo de espera e o facto de estarmos a mover-nos dentro da empresa com outros pequenos projetos para sobreviver enquanto não conseguíamos avançar com o principal: O ExperTree PARK!
- A abertura do ExperTree PARK, oficialmente em Março 2019! Um dia a recordar e bem presente!
- E todos os dias no geral são marcantes, pois com o apoio de parceiros, clientes, fornecedores e equipa da MConsulting temos pequenas vitórias diárias que sabemos que concorrem para o sucesso de um todo. Um sucesso ainda curto e humilde, e claramente com momentos bem desafiantes!
Quais consideram ser os maiores desafios dos gestores para 2021?
O maior desafio para os gestores, na minha opinião enquanto pouco experiente e bastante humildade é procurar manter a empresa com o máximo de saúde financeira, e se possível, contrair zero ou pouca dívida!
Outro desafio, ou melhor estratégia é rodear-se de pessoas competentes e de confiança.
Um conselho que serve para mim e que já implemento é rever o conceito de Comunidade e o trabalho em Parceria! Porque agora devemos olhar uns pelos outros e crescermos juntos.
Qual o impacto da pandemia COVID 19 na vossa empresa?
O impacto da pandemia COVID-19 na ExperTree foi notório obviamente! Por exemplo a perda de cerca de 30% de clientes estrangeiros, maioritariamente no período de Verão 2020. No entanto, ocorreu um maior número de clientes da região e portugueses no mesmo período, no que se refere a famílias, sobretudo.
Porque escolas, empresas, grupos grandes, não puderam/escolheram ser nossos clientes no Arborismo, por exemplo.
No geral consideramos um impacto negativo, porque a faturação desceu bastante e 2020 tínhamos colocado um objetivo alcançável de triplicar o volume de negócios face a 2019. No entanto, podemos afirmar com alguma certeza que o tempo que a atividade parou, conseguimos reformular estratégias internas, melhorar os nossos serviços e parque de Arborismo.
Além disso, lançámos novos serviços e ideias que estavam na gaveta!