Olá Caros empresários, gestores e empreendedores. 

Existe muitas vezes dificuldade dos empresários em compreenderem a diferença entre os conceitos de modelo de negócio e modelo de gestão. Hoje de forma simples apresentamos a diferença entre os 2 conceitos.

A base de toda e qualquer empresa é a gestão (Tomada de decisões, estratégicas e operacionais de forma equilibrada). Na orientação estratégica de qualquer plano de negócios deve existir um caminho de orientação base para as decisões. Esse caminho pressupõe os objectivos que a empresa e os seus gestores pretendem atingir e neste sentido quer o modelo de negócio, quer o modelo de gestão são críticos e fundamentais, estando claramente definidos e fundamentados no plano de negócios. 

É fundamental compreender que modelo de negócio e modelo de gestão são conceitos distintos.

O Modelo de Negócio de uma qualquer empresa não é mais do que a forma como a empresa se irá posicionar estrategicamente no mercado face aos seus concorrentes, agregando valor para os seus shareholders e stakeholders, ou seja (o que vou vender, como vou vender, que canais de venda, que estratégia de preço, que mercados. O modelo de negócio define o posicionamento estratégico no mercado da empresa e dos seus produtos/serviços, e aqui entram conceitos como inovação, diferenciação, estratégia comercial, etc. 

Existem alguns modelos (mais ao menos simples) que nos ajudam a estruturar o modelo de negócio, como é o caso do Canvas Model.

O Modelo de Gestão entende-se a forma como a empresa irá gerir os seus recursos (humanos, tecnológicos e financeiros), prende-se muitas vezes com questões internas, mas com grande influência externa, nomeadamente na eficiência e competitividade da empresa, permitindo-lhe muitas vezes ganhar vantagens competitivas face aos seus concorrentes. 

Em regra, o modelo de negócio, ajusta-se/define-se em função do modelo de negócio, mas pode suceder o contrário. É óbvio que que o modelo de negócio influencia o modelo de gestão e vice versa.

Em síntese e de forma simples haverá sempre lugar para vender laranjas a questão é a forma como as iremos vender, (descascadas já em gomos, sem semente e embaladas?) e, a forma como vamos gerir os nossos recursos de forma o mais eficiente possível, permitindo atingir os objectivos propostos de rentabilidade, crescimento, valor acrescentado, competitividade e notoriedade.

Quanto mais alinhados estiverem o modelo de negócio e de gestão, mais perto estará a sua empresa de atingir, com sucesso, os objectivos a que se propõem.

Bons negócios! 

Partilhar artigo!

ENTRE JÁ EM CONTACTO

    Sim, gostaria de receber comunicações relativas a produtos, serviços e eventos da MConsulting.

    Ao efetuar o registo, confirma que concorda com o armazenamento e processamento dos seus dados pela MConsulting, para ser contactado conforme descrito na Política de Privacidade.