DLRR

SABER MAIS…

A dedução por lucros retidos e reinvestidos constitui um regime que permite a dedução por lucros retidos e reinvestidos. Traduz-se numa medida de incentivo às PME que permite a dedução à coleta do IRC dos lucros retidos que sejam reinvestidos, em aplicações relevantes.

Podem beneficiar da DLRR os sujeitos passivos de IRC residentes em território português, bem como os sujeitos passivos não residentes com estabelecimento estável neste território, que exerçam a título principal, uma atividade de natureza comercial, industrial ou agrícola.

Podem beneficiar do presente regime os sujeitos passivos de IRC que preencham cumulativamente as seguintes condições:

  • Sejam micro, pequenas e médias empresas;
  • Disponham de contabilidade organizada;
  • O seu lucro tributável não seja determinado por métodos indiretos;
  • Tenham a situação fiscal e contributiva regularizada.

Consideram-se aplicações relevantes, os ativos fixos tangíveis adquiridos em estado novo, com exceção de:

  • Terrenos, salvo no caso de se destinarem à exploração de concessões mineiras, águas minerais naturais e de nascente, pedreiras, barreiros e areeiros em projetos de indústria extrativa;
  • Construção, aquisição, reparação e ampliação de quaisquer edifícios, salvo quando afetos a atividades produtivas ou administrativas;
  • Viaturas ligeiras de passageiros ou mistas, barcos de recreio e aeronaves de turismo;
  • Artigos de conforto ou decoração, salvo equipamentos hoteleiros afetos a exploração turística;
  • Ativos afetos a atividades no âmbito de acordos de concessão ou de parceria público-privada celebrados com entidades do setor público.

Dedução à coleta, nos períodos de tributação que se iniciem em ou após 1 de Janeiro de 2014, até 10% dos lucros retidos que sejam reinvestidos em aplicações consideradas relevantes e cujo investimento se realizar nos 4 anos seguintes à constituição da reserva. A dedução efetuada no período pode ir até 25% da coleta do período.

As micro e pequenas empresas podem usufruir de uma dedução de 50% da coleta em IRC. O montante máximo dos lucros retidos e reinvestidos, em cada período de tributação, é de 12.000.000€, por sujeito passivo.

SOBRE NÓS

A MConsulting nasceu com objectivo de apresentar soluções de negócio e valor às empresas.
A experiência de trabalho com empresas de diferentes sectores como: automóvel, industria de transformação de madeiras, banca, empresas agrícolas, medicina dentária, agro alimentar, restauração, formação, consultoria, e outros ajudaram-nos a adquirir ao longo dos últimos anos competência e experiência que permitem, perante desafios que se colocam hoje e futuramente às empresas, respostas rápidas, eficazes e inovadoras. Acreditamos e trabalhamos na procura de valor para a sua empresa.

CONTACTE A NOSSA EQUIPA

    Valor (€) dos investimentos a realizar?*

    Sim, gostaria de receber comunicações relativas a produtos, serviços e eventos da MConsulting.

    Ao efetuar o registo, confirma que concorda com o armazenamento e processamento dos seus dados pela MConsulting, para ser contactado conforme descrito na Política de Privacidade.