Olá Caros empresários, gestores e empreendedores.
O tema do artigo de hoje aborda na sua transversalidade toda a área empresarial, de negócio e de gestão, diferenciado o modelo de negócio do modelo de gestão das empresas e dos seus negócios. Comecemos pela base, pelo conceito de gestão, isto porque a base principal do modelo de negócio e de gestão é o conceito de gestão em si. O conceito de gestão pode definir-se como a tomada de decisões equilibradas (pelos diferentes decisores, quer sejam decisões estratégicas ou operacionais). Sublinhei a palavra equilibrada de forma propositada, isto porque não existem decisões perfeitas, no limite existe decisões equilibradas, assentes num conjunto de pressupostos conhecidos e outros desconhecidos em contexto de incerteza (maior ou menor).
A partir do conceito de gestão pode afirmar-se que qualquer decisão é boa, desde que consiga atingir os objectivos a que se propõem (mais investimento ou desinvestimento, aumento de endividamento, aumento de custos salariais, redução de custos de estrutura, aumento de preços de venda, não conceder crédito a um cliente, aumentar crédito a outro cliente, descontinuar um produto, abordar novos mercados, adquirir máquina/tecnologia nova para a minha empresa, todas estas decisões de gestão são correctas se no fim a empresa e os seus gestores e decisores atingirem os fins a que se propuseram (rentabilidade, lucros, valor acrescentado, competitividade, eficiência, etc.)
Assim, caros amigos, de forma simples e objectiva temos desmistificado o conceito de gestão e a sua importância nas empresas e nos negócios!
Lembre-se que a pior decisão do gestor é….não decidir
Boas decisões e bons negócios!